Powered By Blogger

domingo, 26 de setembro de 2010

Guanambi - BA

Guanambi é um município brasileiro do estado da Bahia. Está distante 796 quilômetros a sudoeste de Salvador, sendo interligado à capital pela BR-030, BR-262 e BR-324, 45 km de Caetité e 43 km de Palmas de Monte Alto pela BR-030, 33 km de Pindaí pela BR-122 e 29 km de Candiba, pela BA-262, representando assim, uma forte influência nas áreas comercial.
Guanambi já possuiu muitos nomes, entres eles: arraial do quebra, vila beija flor. Segundo a história do município, havia na região uma Senhora devota de Santo Antônio, mãe de uma linda jovem mulher que se chamara Florinda apelidada de flor. Por ocasião da celebração do dia deste santo, era realizado neste povoado uma festa conduzida por esta senhora, e no final da celebração ela sempre dizia: - "Beija, Flor!", então a bela jovem beijava a imagem do santo e era seguida por todos.
Por ser a jovem tão bela e tão esperado este momento por todos os homens que lá iam deste lugares distantes, a frase dessa velha senhora transfomou em significado do nome daquele lugar que passaram assim a ser denominado pelos viajante como o lugar do Beija-flor. Este povoado com o tempo passou a ser chamado de Beija-Flor, depois tranformou em cidade com o nome de Guanambi, o mesmo que guainumbi e que em Tupi quer dizer Beija-flor.
Muito tempo passou e o arraial se encontrava em grande expansão, quando, no ano de 1870, o Fazendeiro Joaquim Dias Guimarães doou para Paróquia de Santo Antônio parte das terras do arraial e suas adjacências, onde foi construído uma capela em devoção a este santo.
Em 1880 foi criado o Distrito de Paz ou Distrito Policial de Beija-Flor, pertencente ao município de Palmas de Monte Alto. Assim, Beija-Flor passou a se chamar oficialmente de Beija-Flor (Lei provincial de número 1797 de 23 de Junho de 1880) em homenagem a Bela e Flor. No entanto, segundo a tradição oral, devido os costumes do primeiro beijo dado por dona Flor na imagem do santo durante a cerimônias religiosas, acabou permanecendo mesmo o nome Beija-Flor, que tempo depois, foi elevado à categoria de Vila pela Lei Estadual número 1364, de 14 de agosto de 1919, que também criou o Município já com a denominação de "Guanambi", procedência etimológica tupi-guarani das palavras "guainumbi, guanumbi, guanambi", que significam beija-flor.Sendo que sua instalação deu-se a 1º de Janeiro de 1920.

Nenhum comentário:

Postar um comentário