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domingo, 26 de setembro de 2010

Inclusão: essencial ao ser humano

Inclusão: essencial ao ser humano

Inclusão social é a aceitação do ser humano na sociedade, com todas as limitações, podendo ser físicas como mentais. A sociedade tem por obrigações valorizar as peculiaridades de cada ser humano, atender a todos, incorporar e aceitar as diversidades, sem nenhum tipo de distinção. Isto é a definição do que seja inclusão social e nós perguntamos. Será que a sociedade, inclusive a escola estão arraigados nessa prática de inclusão, que tanto se fala nos últimos tempos? Ainda é um tema muito em discussão, criam-se as políticas públicas de aceitação, mas na realidade há uma distorção de aceitação para o ser humano dito “especial”.
Claro que essa inserção dos alunos especiais em escola regulares não é fácil, é preciso a escola estar preparada para receber esse aluno, como por ex: com material em braille, o professor saber libras, a escola estar adaptada para atender o aluno. Sabemos que existem escolas ainda com uma dificuldade enorme de trabalhar com os alunos ditos regulares, quanto mais os especiais. A inclusão é um processo cheio de imprevistos, sem fórmulas prontas e que exige aperfeiçoamento constante.
A proposta da minha instituição (Iane) ao aceitar alunos especiais, segue duas vertentes: Primeira, do ponto de vista burocrático, a direção deverá buscar orientações e suportes das associações de assistência e das autoridades médicas e educacionais para a aceitação do aluno. Segunda, do ponto de vista pedagógico, tem que tentar adaptar o currículo, a avaliação de outra maneira para esse aluno, mas ainda não surgiu nenhum aluno especial.
Sabemos que a inclusão de estudantes com deficiência nas classes regulares representa um avanço histórico em relação ao movimento de integração. A inclusão postula uma reestruturação do sistema de ensino, com o objetivo de fazer com que a escola se torne aberta às diferenças e competente para trabalhar com essa nova clientela.

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